Upanishad é o ensinamento mais sutil, místicas ou yoga da filosofia e práticas que levam a uma experiência direta do centro de consciência, a realidade absoluta. "Upa" significa "perto", "ni" significa "baixo", "shad" significa "sentar-se." Assim, Upanishad é sentar perto do professor para discutir, aprender, praticar e experimentar os meios e objetivos da Yoga Sadhana ou práticas. Os Upanishads são também conhecidos como Vedanta, que significa o fim ou ápice dos Vedas.
Há cerca de 200 ou mais textos intitulados como Upanishads, embora alguns se perdem, apenas conhecia por causa de ser referenciado em outras Upanishads. Estima-se que as Upanishads foram escritos no período que vai do quinto ao décimo séculos aC, embora os princípios tinham sido ensinados por via oral por um período muito longo antes que, alguns dizem por milhares de anos. Existem 108 Upanishads (listados na Muktika Upanishad) tradicionalmente estudados e praticados, e destes, existem 12 (alguns dizem 10 ou 11), conhecida como "maiores" Upanishads. Estes 12 são considerados completa em si mesmos.
Os doze Upanishads principais são: Aitareya, Brihadaranyaka, Chandogya, Isha, Katha, Kauhsitaki, Kena, Mandukya, Mundaka, Prasna, Svetasvatara e Taittiriya. Tem sido dito que o mais importante, tudo incluído delas é o breves doze versículos do Upanishad Mandukya.
Fonte: http://www.swamij.com/upanishads.htm
Este Blog surgiu para compartilharmos os ensinamentos do Yoga e os pensamentos dos Mestres do Yoga Integral. "O Yoga Integral de Sri Aurobindo", porque, como ele dizia,"Toda vida é Yoga"-"Este Yoga significa não somente a realização de Deus, mas uma completa consagração e mudança das vidas interior e exterior, até que estejam preparadas para manifestar uma consciência divina e tornar-se parte do trabalho divino." (Sementes Divinas Sri Aurobindo)