sábado, 29 de setembro de 2018

Como controlar o destino

"Conecte todos os seus estados mentais a Deus. Só quando a onda se separa do mar é que se sente isolada e perdida."
Paramahansa Yogananda
PG 316 O romance com Deus

domingo, 16 de setembro de 2018

Rumi

"Se você não me achar em você, nunca me achará. Pois, tenho estado contigo, desde o início de mim."
Rumi

Equilibrio

"Esse princípio se baseia no conceito de que o corpo sabe como manter o equilíbrio , a não ser que esteja abalado pela doença; desse modo, se alguém deseja restaurar a capacidade de cura do próprio organismo, é necessário que faça tudo para readquirir o equilíbrio. Trata-se de uma ideia muito simples, mas de profundas consequências."

Deepack Chopra
A cura quântica

domingo, 9 de setembro de 2018

O tempo

"O tempo não é mais que uma ilusão ocasionada pela sucessão dos nossos estados de consciência, a medida que viajamos através da duração da eternidade. "

Blavatsky
A doutrina secreta

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Música e meditação

Doce mãe,
O que uma pessoa deve fazer quando medita com sua música no playground (local no Ashram de meditação)?

Esta musica tem o objetivo de despertar certos sentimentos profundos.
Ao escutá-la, deve-se tornar tão impessoal e passivo quanto possível. E se, no silêncio mental, uma parte do ser pode assumir a atitude da testemunha que observa sem reagir ou participar, então percebe-se o efeito que a música produz sobre os sentimentos e emoções e  produz um estado de calma profunda e transe, isso é muito bom.

15 de Novembro de1939

Crescendo com a Mãe
Tara Jauhar
Mirra Alfassa

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Divino

"Na paz e no silêncio, o
Eterno se manifesta; não permitas a coisa alguma perturbar-te  e o Eterno se manifestara, se  perfeitamente igual diante de tudo e o Eterno estara aí ....Sim, não se deve por intensidade demais nem esforço demais em procurar-te; essa intensidade e esses esforços são um véu diante de Ti ; não se deve desejar ver-te, é ainda agitação mental que obscurece Tua Presença  Eterna. É na Paz,  na Serenidade, na Igualdade a mais completa, que tudo é Tu,como Tu és tudo,
e  a menor vibração nessa atmosfera  perfeitamente pura e calma é um obstáculo a tua manifestação.Nenhuma pressa, nenhuma inquietude, nenhuma tensão; Tu, nada senão Tu ,sem análise, nem objetivação,  e Tu estás aí sem dúvida alguma possível , porque tudo se torna Paz Santa e Silêncio Sagrado.
E isso é melhor do que todas as meditações do mundo."

5 de dezembro de 1912
Mirra Alfassa
A Mãe

Preces e meditações I pág 8
Diálogos da Mãe com o Senhor, o Divino



quinta-feira, 5 de julho de 2018

Humildade e meditação

A verdadeira meditação
Mirra Alfassa (A Mãe)

A meditação é necessária, mas deve vir espontaneamente. De repente, você será tomado por algo que o deixa imóvel, o faz concentrar-se na visão de uma idéia ou de um estado psicológico. Isso o captura. Você não deve resistir. Nesse momento você faz o progresso necessário. Nesse momento você vê, entende algo; e então no momento seguinte volta ao seu trabalho com aquilo que ganhou, mas sem qualquer pretensão.

Não me agradam aqueles que se acreditam muito excepcionais porque se sentam e meditam. De todas as coisas, esta é a mais perigosa, porque se tornam tão envaidecidos e cheios de auto-satisfação, que fecham deste modo todos os caminhos do progresso.

Há algo que sempre é dito, mas não é bem compreendido, é a necessidade de humildade. Seja humilde, se puder ser da maneira certa; acima de tudo não o seja da maneira errada, pois isso não o leva a lugar algum.

Se puder tirar de si essa erva daninha chamada vaidade, então de fato terá feito algo de valor. Mas isso é de fato difícil!Você não pode fazer bem uma coisa, ou ter uma boa ideia, ou ter um movimento certo, ou fazer um pequeno progresso sem ficar cheio por dentro, sem uma auto-satisfação cheia de vaidade.

A pessoa deve trabalhar a vida inteira e nunca esquecer de trabalhar a fim de arrancar a raiz dessa erva daninha que brota sempre, tão insidiosamente que você acredita que ela se foi, e então se sente muito modesto e diz: “Não fui eu que fiz isso, sinto que foi o Divino, eu nada sou se Ele não existir”. E no momento seguinte você se sente tão satisfeito consigo mesmo simplesmente por ter pensado isso.

Quando se diz às pessoas para serem humildes, elas pensam imediatamente em “serem humildes perante outras pessoas”, e essa humildade é errada. A verdadeira humildade é a humildade perante o Divino, que significa um sentimento preciso, exato, vivo, de que a pessoa é nada, que nada se pode fazer ou entender sem o Divino,  que mesmo sendo excepcionalmente inteligente e capaz, isso nada é em comparação com a Consciência Divina.

E esse sentimento deve ser sempre mantido, porque então a pessoa terá sempre a verdadeira atitude de receptividade – uma humilde receptividade que não coloca as pretensões pessoais em oposição ao Divino.