A consciência exterior é a que normalmente se espressa na vida cotidiana. É a mentalidade, a vitalidade e a corporalidade exteriores. Não é muito ligada ao ser inteiror, exceto num pequeno número de pessoas - até que as duas coisas sejam ligadas no decorrer da sadhana.
O ser exterior é somente um meio de expressão, não é o nosso eu verdadeiro. Não devemos nos identificar com ele, pois o que ele expressa é uma personalidade formada pela antiga natureza ignorante. Quando não nos identificamos com ele, podemos mudá-lo de modo a expressar por meio dele a verdadeira personalidade interior da luz.
Letters on Yoga,
p.311
Fonte: Livro - Uma psicologia Maior de Sri Aurobindo
Eles(a mente, a vitalidade e o corpo exteriores) são pequenos, mas nem por isso deixam de ser importantes, em que pese a sua aparente insignificância- pois constituem uma passagem necessária, um meio de transmissão entre a alma e o mundo exterior.
Letters on Yoga, pp 311-12
Fonte: Livro - Uma psicologia Maior de Sri Aurobindo
Este Blog surgiu para compartilharmos os ensinamentos do Yoga e os pensamentos dos Mestres do Yoga Integral. "O Yoga Integral de Sri Aurobindo", porque, como ele dizia,"Toda vida é Yoga"-"Este Yoga significa não somente a realização de Deus, mas uma completa consagração e mudança das vidas interior e exterior, até que estejam preparadas para manifestar uma consciência divina e tornar-se parte do trabalho divino." (Sementes Divinas Sri Aurobindo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário